Marketplace: Oportunidades de negócios para a sua empresa

Amazon, Mercado Livre, Airbnb, Uber, Magazine Luiza, iFood. Essas são apenas algumas das muitas empresas que operam como marketplace, um modelo de negócio virtual que conecta oferta e demanda e monetiza com essa intermediação entre as partes. Hoje, esse tipo de empreendimento é o segundo mais adotado no Brasil, contando com 19,2% das startups brasileiras.

O QUE É MARKETPLACE

O marketplace é um modelo de negócio virtual que conecta oferta e demanda e monetiza com essa intermediação entre as partes. Esse formato é um dos mais escaláveis atualmente, podendo alcançar um grande número de clientes sem precisar aumentar os custos da atividade na mesma proporção. É o segundo modelo de negócio mais adotado por startups brasileiras e está ganhando cada vez mais força por sua escalabilidade, podendo alcançar um grande número de clientes sem precisar aumentar os custos na mesma proporção.

 

EXEMPLOS DE MARKETPLACES POR MERCADO

E-commerce: Amazon, Enjoei, Mercado Livre, Casas Bahia, Americanas.com, Submarino entre outros.
Serviços jurídicos: Jusbrasil e Sigalei.
Aluguel de casa: Airbnb e Booking.com
Serviços Gerais: GetNinja
E-learning: Coursera e Udemi

 

PRINCIPAIS TIPOS DE MARKETPLACE

B2B (Business-to-Business): Intermedeia negociações entre empresas;
E-commerce: Conecta vendedores com compradores;
Crowdfunding: Intermedeia autores de projetos e financiadores;
C2C (Clientes-to-Clients): Intermedeia negociações entre clientes;
B2C (Business-to-Clients): Intermedeia negociações entre a empresa e o consumidor;
Peer-to-peer: Conecta pessoas que precisam de um produto ou serviço com pessoas que vendem ou alugam esses produtos ou serviços;
M-Commerce: Propicia a compra e venda de diversos bens e serviços usando dispositivos móveis;
Auction: Conecta compradores e vendedores, de forma que os vendedores fazem lances ou competem pelo produto ou serviço.

 

PRINCIPAIS MODELOS DE MONETIZAÇÃO

Taxas de inscrição: pagamento fixo dos fornecedores para ingressar na plataforma.
Comissão por transação: a receita depende do número de transações realizadas pelo sistema, bem como de seu valor.
Assinatura: vendedores fazem pagamentos regulares para usar a plataforma.

 

MARKETPLACE NO BRASIL

Para 86% dos brasileiros, marketplace é a forma mais conveniente de comprar.

Quase metade (48%) das compras acontece em marketplaces.

Em escala regional, o Brasil experimentou o maior aumento percentual no uso do consumidor de marketplaces desde 2019. Atrás do aumento brasileiro de 75%, estão Singapura e Austrália, com 65% cada.

70% dos consumidores reconhecem os marketplaces on-line como a forma mais conveniente de fazer compras hoje em dia.

Quase metade (44%) dos consumidores aumentou seu uso dos marketplaces nos últimos 12 meses, incluindo mais da metade (56%) dos compradores da Geração Z (nascidos entre meados da década de 1990 e início da década de 2010).

Os “power shoppers”* realizam mais compras on-line por meio dos marketplaces, cerca de 60%, enquanto o consumidor médio compra 48%. A média global é de 42% de compras no marketplace.

Segundo relatório da Webshoppers, o marketplace foi responsável por 78% do faturamento do e-commerce brasileiro em 2020. Essa quantia equivale a R$ 30 bilhões do faturamento, uma expansão de 56% sobre o mesmo período de 2019. O m-commerce, ou seja, as compras por dispositivos móveis, representou 57% das vendas em marketplaces em 2020.

 

MARKETPLACE NO MUNDO

Os marketplaces correspondem a 90% do faturamento do varejo on-line na China. Já nos EUA, esse segmento equivale a 33% (Channel Advisor).

FONTES: Observatório de negócios do Sebrae 2022.