Marca: A alma da sua empresa

Na hora do desenvolvimento de uma marca, muitas vezes no apegamos a ideia de que ela precisa dizer aquilo que a empresa faz, mas esta não é uma verdade absoluta. Existem muitos princípios, mais importantes.

Costumo dizer que a Marca é a alma da empresa, algo intangível, quase invisível, mas de valor incalculável como são as marcas Coca-Cola e a Red Bull. São marcas modernas, mesmo centenária como a Coca, são atuais e que vendem muito além de bebidas. Representam uma atitude, um conceito uma experiência que vai além do produto físico.

1. Personalidade da Marca

Sua marca precisa ter uma personalidade definida, ela é o seu grande ativo de marketing e precisa ter uma filosofia, uma missão, uma alma, isso vai instigar a confiança dos seus clientes gerando empatia. Marcas são como pessoas, elas tem identidade, rosto e personalidade. Ela pode ser séria, rebelde ou brincalhona; pode ser aventureira, extrovertida ou tradicional. Essas são algumas características que são possíveis transmitir aos seus potenciais clientes, através da sua logo, identidade visual ou comunicação.

 

2. Versatilidade

 

Ela precisa ser representada por um símbolo, algo que pode ser usado em qualquer lugar, em qualquer tamanho e que represente e identifique a sua empresa, produto ou serviço. Uma logo cheia de detalhes, muitas vezes não pode ser reduzida já que sua redução pode resultar na perca dos detalhes.

Os detalhes podem não caber em um adesivo, carimbo ou avatares de redes sociais por exemplo. Por isso, é importante lembrar da versatilidade. Sua marca precisa ser vista e reconhecida desde um outdoor até em um adesivo.

 

3. Fácil Memorização

 

Se eu te pedisse, para você pegar um papel em branco agora e desenhasse o logo da Nike e da Starbucks, qual seria mais fácil você lembrar?

A Nike trabalha com um logo simples, mas de fácil memorização. Em qualquer lugar que você ver o símbolo da Nike, você o reconhece porque você lembra dele. Sua marca, precisa ser representada por um logo de fácil lembrança, que remeta a sua empresa, serviço ou produto, que pode ser reconhecida em qualquer lugar em que estiver. Quanto melhor a facilidade de memorização, mais sua marca será reconhecida e memorizada.

Por isso, não se apegue na ideia do que sua empresa faz. Existem mensagens mais importantes que podem ser ditas através da sua marca, porém quanto mais óbvia for a solução visual, menos ela vai se destacar.